terça-feira, 8 de setembro de 2009

XIII Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro




Nesse último domingo, 06/set/09, participei da XIII Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O evento contou com o número recorde de 17.000 atletas. A prova caiu na véspera do feriado de 7 de setembro, e foi um atrativo a mais para os turistas corredores. A cidade estava lotada. Representantes de vários países vieram para a prova, elevando o nível da competição. Cheguei em São Conrado (local da largada) as 8h, com uma hora de antecedência, pois a largada estava prevista para às 08:58 (pontualidade britânica), e já havia um movimento grande de corredores. O tempo amanheceu nublado e até uma leve chuva caiu. Temperatura em torno de 22ºC. Ao me dirigir para o local da largada, encontro vários amigos e nos desejamos sorte. Sensacional o clima da prova. A cidade do Rio de Janeiro é mágica, lindíssima e tem uma energia contagiante. Por isso fiz questão de fazer essa prova, mesmo sentindo o desgaste físico de ter feito o Ironman Brasil 70.3 oito dias antes da Meia do Rio. É sempre muito bom estar na Cidade Maravilhosa. A estratégia de chegar cedo era me posicionar o mais a frente possível, tentando assim diminuir o efeito do congestionamento, pois essa variável iria influenciar muito o meu rendimento. Mais uma vez sacrifiquei o trabalho de aquecimento, e teria logo de cara 3km de subida a minha frente. Então teria que aquecer ao longo da prova e tomar cuidado para não me lesionar, pois iria sair já tentando imprimir um bom ritmo. A poucos minutos do início da prova, fiz a minha oração e me enchi de força e ânimo, aliado ao belo visual da orla carioca. Foi dado a largada, que aconteceu as 9h01m, por causa da transmissão da Globo no Esporte Espetacular. Um empurra-empurra grande. Momento de tensão. Todos querendo aparecer na televisão, e o meu pensamento era de tentar sair dali o mais rápido possível. Cheguei relativamente rápido no pórtico de largada, onde o chip seria acionado, em pouco menos de 2 minutos. A primeira parte do plano tinha dado certo. Que venha os 3km de subida da Av. Niemeyer. Consegui atacar a subida relativamente tranquilo e no ritmo que eu queria. Isso foi fundamental, para o meu desempenho final, pois fiquei muito motivado a correr forte em busca de um ótimo tempo. Cheguei no Leblon já bem aquecido e passado a etapa de subida e descida, agora o percurso seria todo plano. Na sequência viria Ipanema, Copacabana, Leme, Enseada de Botafogo e o Aterro do Flamengo, onde na minha opinião é o ponto crítico da prova. Você vê a chegada do outro lado da rua, só que ainda faltam 6km e muitos perdem o foco na prova e pensam que ela já chegou ao fim. O retorno parece não chegar. Mesmo sabendo disso tudo, fiquei um pouco irritado pois já estava sentindo um desgaste físico grande e fui perdendo rendimento. Não é fácil, no espaço de uma semana, fazer uma prova de Ironman 70.3 e logo em seguida fazer uma meia maratona. Pelos meus cálculos, mesmo com a diminuição do ritmo, estava bem próximo de concluir a prova num bom tempo. No kilômetro final, o meu quadríceps e panturrilha estavam nas últimas e fui obrigado a diminuir mais ainda o ritmo, gerando um clima de tensão, pois fiquei preocupado em me lesionar. Agora seria só coração e superação, e assim concluí a prova com o bom tempo de 1h33m. Valeu todo o esforço!

Parciais de Tempo: Km 01 -> 04:19 ; Km 02 -> 04:08 ; Km 03 -> 04:13 ; Km 04 -> 04:08 ; Km 05 -> 04:16 ; Km 06 -> 04:17 ; Km 07 -> 04:19 ; Km 08 -> 04:21 ; Km 09 -> 04:22 ; Km 10 -> 04:22 ; Km 11 -> 04:21 ; Km 12 -> 04:21 ; Km 13 -> 04:27 ; Km 14 -> 04:32 ; Km 15 -> 04:25 ; Km 16 -> 04:25 ; Km 17 -> 04:23 ; Km 18 -> 04:27 ; Km 19 -> 04:33 ; Km 20 -> 04:25 ; Km 21 -> 04:36 ; 528m finais -> 02:13

Tempo Total: 01:33:55
Total Percorrido: 21,53 km
Média: 04:22/km
Máx.: 02:42/km

Quanto ao resultado, consegui atingir a meta de ser Top 100 na cat. 35-39 anos. Essa categoria sempre tem um alto nível técnico, com ótimos corredores fundistas. Cheguei em 97º lugar num total de 1.578 atletas.

Vídeo da Chegada: http://www.webrun.com.br/fotos/commerceft/videos/index/idEvento/476/numFotografado/8443/tb/5730/tl/5638/local/1

Informações e resultados:
http://www.yescom.com.br/meiadorio/2009/portugues/index.asp


Clique na imagem acima para ampliar

Nenhum comentário: