segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Estatísticas dos Inscritos no Ironman Brasil Florianópolis 2017



Estamos nos aproximando do IRONMAN BRASIL FLORIANÓPOLIS 2017, que será realizado no dia 28-MAI-2017. De posse da lista de inscritos disponibilizada no site oficial, fiz algumas estatísticas desse evento.

As estatísticas que serão mostradas a seguir, não levarão em conta as categorias Elite Masculino e Elite Feminino, e portanto, todas as estatísticas serão feitas somente com as categorias de grupo de idade, ou seja, os amadores.

O evento contará com uma maioria absoluta de brasileiros, com 64% dos inscritos.

A categoria 40-44 anos masculino é a que tem o maior número de inscritos, com 541 atletas.

Dos 2.520 atletas inscritos na prova, os homens ainda são a imensa maioria com 88%.

Fiz um levantamento também da provável distribuição de vagas entre os amadores em suas categorias, para o Mundial de Ironman Kona-Hawaii 2017.

Segue logo abaixo a pesquisa completa.



Detalhe para o bom número de países representados nessa prova: 38 países. O Brasil lidera com 64% dos inscritos, seguido da Argentina (18,69%) e do Chile (6,51%).



Logo abaixo, podemos conferir a distribuição dos inscritos por Continente, e onde percebemos uma maioria esmagadora de triatletas da AMÉRICA DO SUL, representando 93% do total.




Na tabela abaixo, temos os inscritos por faixa etária. A categoria 40-44 anos masculino, é a que tem o maior número de inscritos, com 541 triatletas, representando 21,47% do total.





No gráfico abaixo, podemos verificar que a maioria dos triatletas inscritos está na faixa de idade de 40 a 49 anos, representando 39,84%. Logo a seguir, com 39,48%, vem os triatletas com a faixa etária de 30 a 39 anos. Esses números comprovam que a distância ironman é praticada em sua maioria por pessoas em um estágio mais avançado/maduro de suas vidas, ou seja, mais estabilizadas com: carreira, família, condição financeira, tempo no esporte.





Na tabela abaixo, temos uma análise dos brasileiros por faixa etária.




Já na divisão dos atletas por sexo, no IRONMAN BRASIL FLORIPA 2017 teremos uma participação feminina padrão!!!




O IRONMAN BRASIL FLORIANÓPOLIS 2017 classificará 75 atletas amadores para o Campeonato Mundial de Ironman 2017, que será realizado em Kona, Hawaii.

Os atletas das categorias M Elite (Profissional Masculino) e F Elite (Profissional Feminino) que terminarem a prova, pontuarão para o Ranking PRO da WTC, que classificará os atletas dessas categorias para o Campeonato Mundial de Ironman 2017 pelo maior número de pontos.

A distribuição de vagas entre os amadores será proporcional ao número de atletas que largarem nas categorias de grupos etários. Portanto, o breakdown deverá ser divulgado somente após a largada, conforme orientação da WTC. As categorias F Elite (Profissional Feminino) e M Elite (Profissional Masculino), não entram na distribuição das vagas.

De acordo com a Política de Alocação de Vagas da WTC, pelo menos uma vaga deve ser destinada a cada categoria do age-group (amadores) que tenha atleta inscrito. Segue logo abaixo uma estimativa de como ficaria a distribuição das vagas entre os amadores em cada categoria.



A seguir, para efeito de projeção de quem deseja a conquista de uma vaga para o Mundial de Ironman 2017 na prova de Floripa esse ano, temos a lista com os triatletas classificados nessa prova para o Campeonato Mundial de Ironman 2016 na rolagem de vagas do Ironman Brasil Floripa 2016.

Listei o tempo e a posição do triatleta no ranking de sua categoria.





Fonte: SITE Oficial da IRONMAN BRASIL.


Nenhum comentário: