terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ironman Brasil 70.3 2009 com Novo Recorde Pessoal


A cidade de Penha, em Santa Catarina, recebeu quase 500 atletas de 14 países para o evento internacional Ironman Brasil 70.3 que aconteceu no dia 29 de agosto na Praia de Armação do Itapocorói, na Rodovia Trans Beto e nas proximidades do Beto Carrero World. Essa etapa foi classificatória do mundial de Ironman 70.3 que terá a final do circuito na Florida, EUA, e é um evento de triatlo, que reune em seqüência as modalidades de natação (1900 m), ciclismo (90 km) e corrida (21 km).

Certamente foi um final de semana para entrar na história da minha curta trajetória no triatlo. Vocês saberão o porquê acompanhando o relato abaixo.

Sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tudo começou no embarque do vôo de Fortaleza a Navegantes-SC. Entro no avião às 05:45 com a previsão de saída do vôo para as 06:05 e chegada em Navegantes às 14:10. Quando o relógio marcava 06:10 o comandante da aeronave nos informa que o vôo iria atrasar pois o aeroporto de Guarulhos-SP estava fechado em virtude de um forte nevoeiro, sem previsão de abertura do aeroporto. Desde a hora que entrei no avião até ele levantar vôo, se passaram mais de 4h. Fiquei muito preocupado e estressado. Eu tinha que buscar o kit da prova e fazer o bike check-in até as 19h da sexta-feira. Cheguei no aeroporto de Guarulhos perto das 13h. Tinha que sair da aeronave e pegar outra conexão para Navegantes. A essa altura, o vôo que era para sair às 12:50 também estava atrasado e sem previsão de saída. Detalhe, não tinha tomado café da manhã e estava sem me alimentar. Sabemos que na véspera de uma prova, temos que ingerir uma boa quantidade de carboidratos e estava a quase zero. Estava dando tudo errado, pelo menos na minha cabeça naquela hora. O vôo de Guarulhos só foi sair às 16h e chegaria às 17h em Navegantes. Tempo super apertado e um clima de tensão grande. Ainda bem que já tinha reservado o aluguel do carro. Só tive tempo de comer um sanduíche e sair voado em direção ao Parque Beto Carrero World para pegar o kit da corrida e em seguida me dirigir para o bike check-in. Chego às 17:45 no Parque e pego o meu kit, em cima da hora. Olho a bike e vejo que o freio traseiro está travando a roda. Mais stress, mas tento me acalmar. Vou até um mecânico da loja Kona Bikes e peço para ele fazer o ajuste. Ajuste feito, rodas calibradas, e não tinha mais tempo de andar na bike para testar. Era seguir direto para a área de bike check-in, em outro lugar - não era no parque. A prova teria duas áreas de transição. A T1 seria na praia, e a T2 seria no Parque Beto Carrero. Chego na área de bike check-in, já à noite, por volta das 18:25. Teria mais ou menos 30 minutos para ajustar todos os itens da bike e colocar os outros itens nas sacolas de bike e corrida. Pense numa correria! Adrenalina a mil, cansado, estressado e com fome. Tudo o que não pode acontecer na véspera de uma grande prova de Ironman. Enfim, consigo fazer o bike check-in e entregar as sacolas. Olho para o relógio e são quase 19h - o tempo limite era exatamente às 19h. Consegui. Ufa! Que sufoco! Decidi não ir para o congresso técnico, pois ainda teria que dirigir uns 40km, saindo de Penha até Balneário Camboríú. Tinha decidido antes que ficaria hospedado lá. E assim, a saga continuava, e lá fomos nós, eu e a Érika, para Balneário Camboriú. Levamos em torno de 50 minutos até chegar ao hotel. Já eram 20:15 quando entrei no quarto e estava faminto e muito cansado. Enquanto fui tomar um banho, a Erika saiu para comprar algo para comermos, pois precisava de carboidrato urgente. Ainda tinha que preparar o resto do equipamento para o dia seguinte. Fui dormir por volta das 22:30.

Sábado, 29 de agosto de 2009

Acordo às 6h e fomos direto para Penha, local da competição. Chegamos lá bem rápido e fui logo para a área de pintura dos atletas. Tudo pronto. Agora era esperar o tiro de largada que seria dado as 9:30. Enfim, depois da saga do dia anterior e de ter que dirigir 40km até o local da prova, procurei voltar o foco para a prova e me concentrar e relaxar ao máximo. Essa prova exigiria um poder de superação muito grande. Ótimo! Adoro isso! Saberia que ao concluir a prova iria sentir uma alegria muito grande por tudo que passei no dia anterior. Na largada, me posicionei mais a direita, logo atrás dos atletas da elite. Seriam 1,9km de natação num mar calmo e gelado. Ainda bem que nadamos com roupa de borracha. Pontualmente as 9:30 foi dado o tiro de largada e lá fui eu, tentando me salvar do grande congestionamento. A natação até a primeira bóia grande foi bem difícil, onde levei vários pontapés e pancadas na cabeça. Não consegui realizar uma boa técnica de natação. Fiquei um pouco irritado por não conseguir encaixar um bom ritmo. Concluí a etapa de natação em 31 minutos, um pouco acima do previsto. Tudo bem, vamos em frente pois viria pela frente 90km de bike a serem percorridos em três voltas. Fiz uma transição um pouco mais rápida do que o normal, porém ainda lenta para os padrões de rendimento. No começo do pedal senti um pouco as pernas pesadas e fiquei na dúvida se deveria puxar o ritmo. Fiquei uns 15 minutos analisando a situação e decidi arriscar. Tentaria fazer um pedal forte e torcer para não sentir na etapa de corrida. Ao longo das voltas fui sentindo um conforto maior na pedalada e apertava mais o ritmo, exceto nas subidas onde procurava me poupar. Gostei bastante do percurso do ciclismo, exceto os fortes ventos laterais que dificultaram bastante em muitos momentos da prova. Outro detalhe interessante, foram os vários ataques e contra-ataques na bike, aos competidores da minha categoria. Quando via na panturrilha a letra “D” (atletas da cat. 35-39 anos) procurava passar e tentar fugar, mas as vezes recebia o contra-ataque e tinha que voltar a atacar novamente. Foi muito divertido e empolgante. Chego ao final da etapa de bike com o excelente tempo de 2h33m, muito confiante para correr. Faço uma transição de quase três minutos, muito lento, e saio para encarar os 21km de corrida. A essa altura, o sol resolveu aparecer de forma mais intensa e o calor seria um fator determinante na prova. Começo a correr num ritmo muito bom e mantenho esse desempenho até a primeira volta. Na segunda volta, diminuo o ritmo em virtude do sol forte e do desgaste do dia anterior. Agora, restava a dúvida se terminaria a prova abaixo das 5h. Algo me dizia que sim, porém estava sem noção do tempo real. Ainda consigo passar por dois atletas da minha categoria a poucos kilômetros da chegada, e com isso aumento o ritmo e me emociono bastante. Lembro dos amigos e familiares na torcida, das várias mensagens e telefonemas me desejando sucesso, e vou firme e forte ao pórtico de chegada. Entro no tablado e ao avistar o relógio no pórtico, vejo que irei concluir abaixo das 5h e sou tomado de uma alegria contagiante, e assim cruzo a linha de chegada com o belo tempo de 4h58m, NOVO RECORDE PESSOAL para a distância. Sensacional! O antigo recorde era de 5h32m no Ironman Brasil 70.3 2007 de Brasília. A minha esposa Erika, que estava na arquibancada, vibrou muito e me informou que era o primeiro cearense a concluir a prova. Fiquei eufórico e até o locutor oficial do evento sabendo do fato, foi me entrevistar ao vivo. Não me lembro nem o que disse a ele (rsrsrsrs). Só me lembro que ele festejou bastante por eu ser de Fortaleza. Falou muito bem da minha cidade. Que festa! Inacreditável! Após tanta luta e vários problemas para chegar até ali, eu fui abençoado e iluminado por Jesus. Que prova! Quanta superação!

Domingo, 30 de agosto de 2009

Volto ao Parque Beto Carrero World, para a cerimônia de premiação das categorias, distribuição das vagas para o mundial e o almoço do evento. A expectativa era grande para saber a minha colocação. Já estava muito feliz por ter sido o Top 1 do estado do Ceará, e fiquei mais contente ainda ao descobrir que tinha atingido o meu objetivo de ficar entre os Top 20 da cat.35-39 anos. Conquistei o 20º lugar nesse seleto grupo de competidores de Ironman 70.3 na cat.35-39 anos, onde tinham 92 inscritos, sendo a categoria com o maior número de participantes. Depois da cerimônia de premiação, me dirigi ao salão onde seria ofertado o almoço e a distribuição das vagas para o mundial. Na minha categoria seriam distribuídas 11 vagas. Seria muito difícil eu conseguir, pois fui o 20º e teriam que ter 9 desistências para eu ir ao mundial. Não desanimei e estava super confiante que daria certo. Ao serem chamados os atletas da minha categoria, o último atleta chamado foi o 16º colocado. Portanto eu estava fora do mundial. Não fiquei triste e permaneci lá até o final esperando algo surpreendente acontecer. E não é que aconteceu. Sobraram três vagas em outras categorias no masculino e essas vagas foram levadas para a categoria com o maior número de inscritos. E qual era essa categoria? A minha. Quanta sorte. O organizador do evento começa a chamar o 17º e ele estava lá. Só restam duas agora. Minhas mãos estão geladas, mas continuo com uma fé inabalável. Ficava no pensamento dizendo pra mim mesmo que a vaga seria minha. Anunciaram o nome do 18º e ele não estava. Aumenta a expectativa. Chamam o 19º e nada. Enfim, chamam o meu nome e tomado de grande emoção, faço o sinal da cruz agradecendo a Jesus tamanha benção, e vou atrás do meu sonho. Incrível, irei ao Mundial de Ironman 70.3 em Clearwater, na Flórida. Que final de semana! Cheio de surpresas e desfechos inacreditáveis. Foi a vitória da determinação, da garra, da inabalável fé na busca dos grandes sonhos. Eu acreditei!

11 comentários:

Edgy Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edgy Paiva disse...

Grande Ricardo.
Parabens!!! Que post. Sensacional. Rico em detalhes :-)
Sucesso lá nos states :-)

Unknown disse...

Que sensacional o seu relato ! Parabens!! Inspirador e evangelizador! Estarei torcendo e intercedendo por você lá em Clearwater!!!
Grande abraço
Gilson

Unknown disse...

Parabéns Ricardo, por mais uma grande conquista.Fico muito feliz por vc atingir os seus objetivos.
um abraço,

Beto Dias

Trividal disse...

Congratulations Richard ! Abraço !

Cristiano disse...

Ricardo,
Parabéns por mais essa vitória! Sucesso no mundial.

andre disse...

Esse é o Brother, o fenômeno :)

Emilio Amarante disse...

Parabéns Ricardo!!!
Depois de tantos momentos difíceis e ainda conseguir bater um recorde pessoal é para grandes vencedores como você.
Deus te abençoe!!!

Um grande abraço
Emilio Amarante

Haron disse...

Parabéns Ricardo pela conquista. Você lutou e chegou lá. Tenho certeza que fará bonito no mundial também!
Grande abraço e sucesso!

Anônimo disse...

Meus parabéns pela prova. Vc é uma pessoa especial e que venham novas conquistas.

Renato disse...

Parabéns Ricardo, muito sucesso nesta sua jornada como atleta.
Abs
Renato