segunda-feira, 8 de agosto de 2011

II Etapa Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico


Mar revolto, ventos furiosos e um sol de rachar! Esses foram alguns dos ingredientes que fizeram parte da II Etapa do Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico (1500m natação ; 40km bike ; 10km corrida). A prova aconteceu no sábado, 06 de agosto de 2011, no Cumbuco, nas imediações do Hotel Duro Beach.

Colocando mais uma pitada de dificuldade nisso tudo, tive uma semana péssima, com vários contra-tempos e uma crise muito forte de alergia que me deixou sem treinar a semana toda. Tive que buscar forças no além para estar na largada. Mesmo com todas as adversidades, resolvi arriscar e ir competir, pois estava em jogo o campeonato.

Com largada realizada as 7:30, saímos para um percurso de natação em 2 voltas no sentido anti-horário, com o mar bastante mexido e muita correnteza. Me senti como a proa de um barco diante das ondas. Foi bem difícil encaixar a técnica, mas vi que os outros atletas também estavam tendo dificuldade e procurei não perder o segundo bloco. Consegui me manter entre eles até o final da natação e saí da água contente com o desempenho.

A etapa de bike foi realizada num circuito pequeno, com vários retornos e um total de 10 voltas. Coitado dos meus dois neurônios "tico e teco", que fizeram um esforço monumental de concentração para não perder a contagem (rsrsrs). Alguns atletas se perderam na contagem e fizeram voltas a mais. Essa etapa também foi marcada por fortes ventos laterais e quem estava com roda de perfil alto, que foi o meu caso, teve bastante dificuldade para manter a bike equilibrada. Tentei imprimir o meu ritmo, mas logo nas primeiras voltas vi que não estava rendendo o esperado e resolvi diminuir. Naquele momento, fiz uma leitura da situação e optei por fazer uma prova de segurança, pensando de forma racional na garantia do resultado, pois tinha saído da natação em primeiro da categoria e na bike continuava na frente com uma boa distância sobre os demais. E assim, com essa estratégia, chego ao final da etapa de bike com um desgaste não tão grande, mas com a dúvida de como seria a minha corrida.

Começo a correr e todas as dúvidas são tiradas logo de cara. Não estava me sentindo confortável para correr. Nessa hora, confesso que pensei que não iria concluir as 4 voltas do percurso. Tive que domar os meus pensamentos e fazer uma corrida de "cabeça". Faço as duas primeiras voltas num pace de 45" mais lento que o habitual e a coisa foi melhorar um pouco nas duas últimas voltas. Me hidratei bem, pois o calor tinha apertado e seguia em frente com o pensamento forte na chegada. Era só no que pensava naquele instante. Dizia pra mim mesmo várias vezes: "Está acabando! Você está próximo da vitória!". Incrível, em mais um dia de muita superação, finalmente avisto o pórtico de chegada e cruzo a faixa com uma sensação de realização muito grande. Eu consegui!

Concluí a prova em 2h27m e conquistei o 1º lugar na cat. 40-44 anos.


Clique na imagem acima para ampliar

Informações e Resultados:



Nenhum comentário: