quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ironman Brasil 2011 - Homem de Ferro 3


Quando cruzei o pórtico mágico do Ironman Brasil 2011, terminava ali uma trajetória que tinha se iniciado não na largada da prova, mas desde o mês de janeiro, data de início dos treinos específicos para o "Grande Dia", em 29 de maio de 2011.

Esse ano especificamente foi o mais difícil pra mim. Durante a preparação para o ironman, tive que transpor "muralhas", que por vezes me fazia sentir que estava treinando para uma "corrida com obstáculos". Nos 3 anos seguidos que treinei para o ironman, sempre foi muito difícil, mas dessa vez atingiu níveis maiores e cheguei a duvidar que estaria na linha de largada. Não saberia explicar, mas sempre que iniciamos os treinos para o ironman, inúmeros problemas surgem a nossa frente. Já somos levados a prova bem antes, num rigoroso teste mental que certamente exige muito mais do atleta que o treinamento físico.

Quem conhece a minha história recente, sabe o que essa prova representa em minha vida. É muito mais que uma "loucura". Loucura era a minha vida antes de sentir o poder transformador do esporte e o que ele pode fazer na vida de alguém. Estar num ironman, é a certeza de que venci meus medos, superei obstáculos e me sinto abastecido de uma força da qual muitas vezes me esqueço que tenho.

Nos dias que antecederam a prova, tive oportunidade de conviver com pessoas incríveis, onde grandes laços de amizade se fortaleceram e outros vínculos se formaram. Essas pessoas me proporcionaram momentos inesquecíveis e de grande emoção.

"how does it feel
lessons learned"

Foi com esse espírito de respeito e paixão por esse esporte, que lá estava eu alinhado para largar no meu 3º ironman, e mais uma vez tendo como palco a belissíma Jurerê Internacional em Floripa, numa manhã de frio e com um nascer do sol por trás das montanhas mais lindo que já vi na vida.

É dado o tiro de largada, e saio em direção ao mar com os pés já congelando. Me posicionei bem e fiz a primeira parte do percurso sem levar muita pancada, porém saí mais lento que das outras vezes. Quando retorno ao mar para a segunda etapa de natação, a condição do mar piorou bastante, e as ondas me faziam de "joão teimoso" até sair do mar com dificuldade, bem perto das pedras e por pouco não me acidentei em virtude da forte maré. Bem, natação concluída em 1h04m e diante das condições do mar, até que foi um tempo aceitável.

No início da etapa de bike senti um pouco de frio, mas com pouco tempo de pedal, a temperatura corporal ficou agradável e pude desempenhar o que tinha planejado. Me senti muito bem durante todo o percurso de bike, a não ser na segunda volta. Quando eu estava fazendo a subida mais difícil do percurso, tive uma forte caimbra na coxa direita e tive que subir somente com a força da perna esquerda. Fiquei tenso nesse momento e só faltei colocar a bike nos ombros e subir a pé (rsrsrs). Estava muito lento e a ponto de cair da bike. Uma grande dúvida na cabeça se formou ali. Será que isso iria atrapalhar o restante da prova? Após efetuar toda a subida, agradeci muito, e viria uma descida forte onde aproveitei para alongar bem. Logo na sequência não dei margem para a dúvida e tentei novamente impor o meu ritmo e pra minha alegria não senti mais nada. Show! E assim, concluí os 180km de bike em 5h23m. Foi a minha melhor marca nos 3 ironman's que fiz.

É chegado o momento de correr a maratona do ironman. Etapa decisiva e com um percurso de 21km na primeira volta indo por Canasvieiras e seus "tobogans". Bem, saí pra correr com as pernas em boas condições e com um pace mais rápido que o planejado. Quando cheguei em Canasvieiras e suas subidas, não sei precisar o que aconteceu, mas minha mente começou a agir contra e entrei num desânimo preocupante. Vivi um drama pessoal. Perdi a concentração e até pensei que não iria concluir a prova. Vários amigos que passavam, tentavam me incentivar com palavras de apoio, mas eu estava naquele momento no piloto automático e sem a alma de guerreiro. Andei mais que o normal, e a minha decepção só aumentava. Até que em um certo momento, num esforço monumental para dominar meus pensamentos, disse pra mim mesmo que tinha que honrar as pessoas que acreditam e torcem por mim. Que dali em diante a prova seria totalmente dedicada a eles e que iria lutar muito e dar o meu melhor. Renasci, agradeci muito, chorei muito, voltei a ter alma de guerreiro e senti uma satisfação incrível de estar no ironman. Quando entrei na Av. dos Búzios, na última volta, faltando poucos km´s para o final, corro num ritmo alucinante ao mesmo tempo que choro copiosamente e recebo demonstrações de apoio da torcida que jamais sairão da minha mente. Que momento emocionante. Ao avistar perto da chegada minha esposa e meu filhão, uma onda ainda maior de felicidade e realização se irradia. Até o astro rei me esperou para só então se pôr. E assim, com uma maratona pra 3h56m, em mais um dia incrível e mágico, cruzo o pórtico de chegada em 10h36m.

O meu muito obrigado a Bransk, Hooters, Clube da Praia, Barcellos Sports, EV Sports e Top Sports.

Muito grato a Leandro Macedo, meu treinador, que mais uma vez me proporcionou uma excelente preparação. Agradeço também o ótimo trabalho de Alexandre Melo da CTAM Academia, com o seu treinamento funcional, e também ao meu amigo e parceiro Elton Rocha, com os treinos de natação na Academia Hedla Lopes.

A Dra. Ana Cristina, minha nutricionista, que tem um zelo incrível por mim, também faz parte dessa conquista.

Aos meus companheiros de equipe, que sempre me incentivam e onde aprendo constantemente, o meu eterno agradecimento. Tenho uma dívida impagável com vocês e é uma honra fazer parte desse time.

Aos meus amigos e familiares, dedico essa prova a vocês. O sentimento de afeto que tenho é tão forte, que operou um milagre e renasci na prova. Muito obrigado por existirem e por despertarem em mim bons sentimentos.

Ao meu filho querido de 4 anos Igor, que me encanta todos os dias com um sorriso único, e que foi, é, e sempre será a minha maior realização, tenho a dizer que você é tudo o que sonhei na vida.

"Valeu a pena Êh! Êh!
Valeu a pena Êh! Êh!"




4 comentários:

Anônimo disse...

Espetacular!
Elano

Marco Aurélio Ribeiro disse...

Parabéns mais uma vez Ricardo! Suas histórias de provas são empolgantes e emocionantes!

Ricardo Veras disse...

Elano,

O convívio de nossas famílias durante o Ironman Brasil 2011 foi demais meu amigo. Certo de que um grande laço de amizade se consolidou.

Grande abraço e obrigado por tudo.

Ricardo Veras disse...

Fala Marco!!! :)

Muito obrigado pela atenção de sempre e fico feliz em saber que gostou do relato.

Grande abraço meu amigo.