sexta-feira, 21 de março de 2014

Estatísticas dos Inscritos no Ironman Melbourne 2014


Nesse domingo, 23-MAR-2014, teremos o Ironman Melbourne 2014, válido pelo Ironman Asia-Pacific Championship. Essa será apenas a 3a. edição da prova, mas certamente já virou um dos eventos mais desejados pelos triatletas. Destaque para a excelente distribuição de 100 vagas para o Mundial de Ironman em Kona-Hawaii 2014. Fiz uma estimativa dessas vagas por categoria. Fiquei impressionado com o número de vagas para a minha categoria (M40-44)!!! :)

As estatísticas a seguir não levarão em conta os profissionais, somente os triatletas do age-group (amadores).

Do total de 2.124 triatletas inscritos, os donos da casa lideram o número de inscritos, representando uma maioria absoluta de 85% do total, seguidos de forma surpreendente pelos filipinos(3%) e em terceiro pelos americanos(2%).





O Ironman Melbourne 2014 contará com a participação de atletas de 35 países. Logo abaixo, podemos conferir a distribuição dos inscritos desses países por Continente, e onde percebemos uma maioria de atletas da OCEANIA, representando 87% do total. 



Na tabela abaixo, temos os inscritos por faixa etária. Fiquei impressionado com o número de inscritos da categoria M40-44 (Masculino 40 a 44 anos), que aparece como a categoria com o maior número de inscritos.

É sempre muito bacana vermos atletas inscritos em provas de Ironman nas categorias M70-74 e F65-69.




Já na divisão dos atletas por sexo, o Ironman Melbourne 2014 será mais uma prova que contará com uma boa participação feminina, com um total de 15% dos inscritos. Para confirmar isso, basta comparar com o número percentual de inscritos do sexo feminino no Ironman 70.3 Brasil 2013, que foi de 9,4% (86 mulheres inscritas). No Ironman 70.3 Panamá 2014, esse percentual foi de 18,62% (159 mulheres inscritas). Já no Ironman Melbourne 2014, prova na distância FULL, temos 326 atletas inscritas. Muito bom!!!



O Brasil estará representado nessa bela prova com somente 1(um) triatleta. Boa sorte para Daniel Alcantara!!!



O Ironman Melbourne 2014 classificará 100 atletas amadores para o Campeonato Mundial de Ironman 2014, que será realizado em Kona, Hawaii, USA.

Os atletas das categorias MPRO (Profissional Masculino) e WPRO (Profissional Feminino) que terminarem a prova, pontuarão para o Ranking PRO da WTC, que classificará os atletas dessas categorias para o Campeonato Mundial de Ironman 2014 pelo maior número de pontos.

A distribuição de vagas entre os amadores será proporcional ao número de atletas que largarem nas categorias de grupos etários. Portanto, o breakdown será divulgado somente após a largada, conforme orientação da WTC. As categorias WPRO (Profissional Feminino) e MPRO (Profissional Masculino), não entram na distribuição das vagas.

De acordo com a Política de Alocação de Vagas da WTC, pelo menos uma vaga deve ser destinada a cada categoria do age-group (amadores) que tenha atleta inscrito. Segue logo abaixo uma estimativa de como ficaria a distribuição das vagas entre os amadores em cada categoria.



Fonte: SITE Oficial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ricardo, você fez estatística do resultado de Brasilia 2014 ?

Abraço,

Ricardo