sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Estatísticas dos Inscritos no Ironman New Zealand 2014


Amanhã (na verdade, daqui a poucas horas devido ao fuso horário), sábado, 01-MAR-2014, acontece uma das provas mais antigas e tradicionais do triathlon mundial. Trata-se do Ironman New Zealand, em sua edição histórica e comemorativa de 30 anos (1985-2014). Fantástico!!! Sem dúvida nenhuma uma daquelas provas dos sonhos de qualquer triatleta que adora conciliar a longa distância com um visual incrível!!!

Mais uma vez tive um grande trabalho para formatar os dados com o intuito de tornar mais legível as análises, mas esse trabalho foi bastante motivador e como recompensa consegui gerar várias análises dessa bela prova. As estatísticas a seguir não levarão em conta os profissionais, somente os triatletas do age-group (amadores).

Logo abaixo, segue uma tabela com os inscritos por país e duas coisas me chamaram a atenção: primeiro, o número de países, num total de 52;  segundo, ver atletas de países como SAMOA OCIDENTAL, GUAM, ILHAS COOK, NOVA CALEDÔNIA, BAHREIN, BERMUDAS, BOTSUANA, NIUE, TONGA.

De um total de 1.706 inscritos, os donos da casa lideram o número de inscritos, representando 53% do total, seguidos de australianos(16%) e americanos(10%).




O Ironman New Zealand 2014 contará com a participação de atletas de 52 países. Logo abaixo, podemos conferir a distribuição dos inscritos desses países por Continente, e onde percebemos uma maioria de atletas da OCEANIA, representando 70% do total.



Na tabela abaixo, temos os inscritos por faixa etária. O grande destaque ficou por conta da categoria M40-44 (Masculino 40 a 44 anos), que aparece como a categoria com o maior número de inscritos.

Outro detalhe bem bacana é vermos atletas inscritos nas categorias: M70-74 com 10 inscritos; M75-79 com 4 inscritos; F65-69 com 4 inscritos. Show!!! Fonte de inspiração!!!




Já na divisão dos atletas por sexo, grande destaque para a excepcional participação das mulheres, com um total de 25% dos inscritos. Para confirmar isso, basta comparar com o número percentual de inscritos do sexo feminino no Ironman 70.3 Brasil 2013, que foi de 9,4% (86 mulheres inscritas). No Ironman 70.3 Panamá 2014, esse percentual foi de 18,62% (159 mulheres inscritas). Já no Ironman New Zealand 2014, prova na distância FULL, temos 422 atletas inscritas. Sensacional!!!



Outro detalhe bem bacana da edição comemorativa de 30 anos do Ironman New Zealand, é ver na lista de inscritos do evento, 49 triatletas no "HALL OF FAME" da prova. Para pertencer a esse seleto grupo, o triatleta tem que ter concluído 10 ou mais eventos Ironman New Zealand.




O Brasil estará representado nesse belo evento com 10(dez) triatletas. Segue a relação dos brasileiros que irão competir no Ironman New Zealand 2014. Boa sorte!!!



O Ironman New Zealand 2014 classificará 50 atletas amadores para o Campeonato Mundial de Ironman 2014, que será realizado em Kona, Hawaii, USA.

Os atletas das categorias MPRO (Profissional Masculino) e WPRO (Profissional Feminino) que terminarem a prova, pontuarão para o Ranking PRO da WTC, que classificará os atletas dessas categorias para o Campeonato Mundial de Ironman 2014 pelo maior número de pontos.

A distribuição de vagas entre os amadores será proporcional ao número de atletas que largarem nas categorias de grupos etários. Portanto, o breakdown será divulgado somente após a largada, conforme orientação da WTC. As categorias WPRO (Profissional Feminino) e MPRO (Profissional Masculino), não entram na distribuição das vagas.

De acordo com a Política de Alocação de Vagas da WTC, pelo menos uma vaga deve ser destinada a cada categoria do age-group (amadores) que tenha atleta inscrito. Segue logo abaixo uma estimativa de como ficaria a distribuição das vagas entre os amadores em cada categoria.



Fonte: SITE Oficial.

Nenhum comentário: