quinta-feira, 19 de abril de 2012

10ª Meia Maratona de Fortaleza


Quando você larga numa prova que gosta de correr e também está em um bom dia mental, temos uma combinação perfeita para um desfecho surpreendente.

Nos 3 últimos anos, o mês de abril se caracterizou como um mês de muito volume de treinos de corrida, em virtude das minhas preparações para o Ironman Brasil que sempre acontece em maio. Esse ano, por não estar inscrito no Ironman Brasil, fui correr a Meia Maratona de Fortaleza com um volume de corrida bem abaixo dos últimos anos.

De acordo com o exposto acima e com o objetivo de melhorar a minha marca nessa prova, conquistada em 2011 com o tempo de 1h33m34s, tive que adotar uma nova estratégia para a edição desse ano da Meia Maratona de Fortaleza. Missão pra lá de difícil e que envolveria um grande trabalho mental para o seu sucesso. Foco e concentração seriam peças chaves na execução do plano, e acima de tudo acreditar que seria possível.

A parte mais crítica do projeto seria controlar o meu impulso inicial de já sair correndo muito forte. O objetivo seria fazer a primeira parte da prova em uma velocidade de cruzeiro, evitando oscilações bruscas. Sabia que até o km 11 ou 12 seria a parte mais dura do percurso, com as subidas da Av. Leste-Oeste, o vento contra e o nosso famoso calor. Se essa parte do plano desse certo, iria economizar energia e quando fizesse o retorno, agora a favor do vento e com o percurso predominantemente plano, poderia imprimir um ritmo mais veloz e ao mesmo tempo constante.

E assim, desde o momento da largada até cruzar a linha de chegada, fui muito cerebral. Segui o plano a risca e fui mais uma vez abençoado com uma ótima performance. Concluí os 21,3km com o belo tempo de 1h32m34s e de quebra conquistando um Top 5 na cat. 40-44 anos.

O objetivo foi alcançado e consegui melhorar a minha marca na Meia Maratona de Fortaleza em exatos 1 minuto. Sensacional!

A cada dia fico mais impressionado como a mente controla o corpo. Acho isso incrível!

Data: 15/04/2011
Total Percorrido: 21,33 km
Calorias: 1.591
Média: 04:20/km
Máx.: 03:32/km

Informações e Resultados

Classif. Numero Nome Sexo Faixa Etaria Tempo liquido
1 717 RAIMUNDO DAMIAO DOS SANTOS ARAUJO M M06 01:23:04.949
2 192 SAULO RABELO LIMA VERDE M M06 01:25:41.029
3 190 SEBASTIAO PEREIRA DA SILVA M M06 01:27:16.014
4 340 VICENTE ALVES DE LIMA M M06 01:28:06.926
5 197 RICARDO VERAS BRAGA M M06 01:32:34.042


5 comentários:

Unknown disse...

Grande Veras,

Fiquei muito feliz pelo seu resultado. E já estou ansioso para a Meia de Fortaleza de 2013. Eita corridinha para me dar prazer.
Abração.

Ricardo Veras disse...

Grande Elano,

Muito obrigado meu amigo pela atenção!!!

Abração.

Anônimo disse...

Fico muito feliz por você, você nasceu para competir sempre te disse isso e reafirmo, queria ter a cabeça que vc tem, acho que iria longe mais um dia chego lá, Parabéns Grande Veras Amigo e parceiro de equipe!

Anônimo disse...

Não é anônimo não sou eu ANDREA QUEIROZ, É QUE NÃO SEI MEXER NISSO, ERRO OS CARACTERES.....RRRRRRRRRSSSSSSSS

Ricardo Veras disse...

Minha Grande amiga Andrea Queiroz,

Você como sempre me incentivando e falando coisas bonitas ao meu respeito.

Muito obrigado pelo carinho e atenção.

Um super parabéns pelo seu pódio na Meia Maratona de Fortaleza. Um belo 3o. lugar na categoria. Show! Você é um talento e uma grande guerreira!

Beijo.