terça-feira, 1 de maio de 2012

I Etapa Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico com Novo Recorde Pessoal


Se me pedirem para resumir em uma única palavra o que foi a minha participação na I Etapa do Campeonato Cearense de Triathlon Olímpico, realizado nesse sábado(28/04), essa palavra seria SUPERAÇÃO.

Em uma manhã de sábado muito agradável, o Marina Park Hotel serviu de cenário para essa competição. As condições do mar estavam boas para a prática da natação, o calor não estava insuportável e o "ventilador" não estava no "4". Somando a tudo isso, um percurso muito técnico, travado e com várias subidas nas etapas de bike e corrida. Portanto, com todos esses ingredientes, tivemos um cenário perfeito para uma boa prova de triathlon olímpico.

A largada do Olímpico aconteceu as 7h e partimos para realizar 2(duas) voltas em um percurso triangular e em sentido horário. Ao final da primeira volta, tínhamos que sair da água e contornar uma boía na areia da praia, para em seguida retornar ao mar. Aproveitei as boas condições do mar e já saí num ritmo forte. Se quizesse lutar pela vitória, teria que forçar nessa etapa de natação, devido ao alto nível dos competidores da cat. 40-44 anos. Todo minuto ganho seria muito precioso. Mais uma vez me senti muito bem na água. Com confiança e muita vontade, fiz o que considero a minha melhor natação em uma prova de Olímpico. Saí bem a frente e com uma boa folga. Fiquei impressionado com o meu rendimento.

Entro na área de transição para pegar minha bike e para minha tristeza e decepção vi que o pneu dianteiro estava seco. Não estava furado, pois encheu depois (desde sábado até hoje continua cheio). Um grande mistério! Voltando a cena, o meu amigo Ronaldo Rodrigues vendo toda a minha aflição e decepção com a minha prova indo pro espaço naquele momento, cedeu a roda da sua bike e só assim pude continuar na prova. Ele certamente foi o meu anjo da guarda nesse dia.

Nessa confusão toda, perdi os minutos preciosos que tinha ganho na natação. A minha cabeça ficou a mil. Mesmo assim, ainda saí na frente para pedalar. Passei a primeira volta de ciclismo, num total de 8(oito), tentando voltar o foco para a prova. Ainda estava na liderança, mas teria que fazer um ciclismo forte para não deixar a vitória escapar. Fiz todo o percurso sem utilizar o recurso do vácuo, que é permitido nessa distância. Falava pra mim o tempo todo: "Faça a sua parte. Dê o seu melhor. Se supere. Faça valer mais do que nunca o dia de hoje". Crescia em mim uma vontade indomável e uma força que fiquei impressionado. Cresço bastante nas adversidades. A cada volta que fazia, aumentava a minha concentração para não diminuir o ritmo e isso deu muito certo. Fiz uma boa parcial na bike ao final das oito voltas e entrei na área de transição junto com o companheiro de equipe e de categoria, o gigante Chicão.

Faço uma transição muito rápida e saí na frente para encarar a dura etapa de corrida, que seria feita em 4(quatro) voltas. Mesmo fazendo muita força na natação e na bike, me senti muito bem para correr. Detalhe para o projeto piloto da Fetriece de controlar as voltas de cada competidor com o uso de pulseiras. Quando estou passando pelo km 2,2 e me dirigindo para concluir a minha primeira volta, avisto no sentido contrário, o grande e exímio corredor Saulo Rabelo, da minha categoria. Ele vinha voando baixo e muito disposto a lutar pela vitória. Quem esteve lá, viu o quanto esse grande triatleta correu. Ele estava correndo com um pace abaixo de 4 min/km. Saulo tinha feito a poucos dias a Meia Maratona para incríveis 1h25m, enquanto eu tinha feito para 1h32m. Precisa dizer mais alguma coisa?!. O cara é fera e um triatleta de longa experiência. Era nítido o quanto ele vinha diminuindo a distância em relação a mim. Na minha cabeça a única certeza que tinha, era que eu teria que fazer a minha parte. Correr como nunca! Faço a segunda volta e a distância cai mais ainda. Nesse momento pensei que se vencesse nessas condições, seria uma vitória heróica. Foi aí que minha mente mais uma vez fez a diferença. Ganhei uma energia e motivação extra e corri as duas últimas voltas mais rápido que as duas primeiras. Faço o retorno da última volta, e ao concluir uma longa subida, avisto o pórtico de chegada e sinto algo muito forte. Uma explosão de sentimentos e sensações. A vitória estava muito próxima! Inacreditável! Que superação! Que luta! Que prova! Fiz a descida com muito cuidado e agora restavam poucos metros para percorrer. Aumento o ritmo e sigo com uma felicidade indomável até cruzar o pórtico de chegada e ser coroado com uma vitória memorável.

Concluí a prova em 2h11m, estabelecendo um NOVO RECORDE PESSOAL para a distância Triathlon Olímpico. Com esse 1º lugar na cat. 40-44 anos conquistei a minha 33ª VITÓRIA na carreira.

Informações e Resultados

Clique na imagem acima para ampliar


Nenhum comentário: