quarta-feira, 21 de março de 2012

Campeonato Brasileiro de Triathlon Longa Distância com Novo Recorde Pessoal


Em minha quarta participação consecutiva no Campeonato Brasileiro de Triathlon Longa Distância, com 3km natação - 80km ciclismo - 20km corrida, a edição desse ano foi a mais difícil de todas. A prova foi realizada no dia 17 de março de 2012 e só quem esteve nessa prova sabe o valor daqueles que tiveram de lutar contra um mar que estava mais pra surfista do que para triatleta, ventos fortes com rajadas laterais na bike e um sol implacável e impiedoso na corrida.

A prova mais uma vez foi realizada em Fortaleza, só que esse ano saiu da Lagoa do Banana e seguiu em direção ao Hotel Vila Galé Cumbuco. Um cenário belíssimo para uma prova dessa importância.

O amanhecer de uma prova de longa distância de triathlon sempre é cercado por uma certa ansiedade, frio na barriga, muitos cuidados para não esquecer nada e torcendo para que chegue logo a hora da largada. São muitas variáveis envolvidas e gosto de mentalizar todo esse processo, o que fazer desde o acordar até cruzar a linha de chegada.

Logo ao chegar ao Hotel Vila Galé Cumbuco e ver todo aquele ambiente de uma prova de triathlon, senti um prazer e um bem estar indescritível. Como eu adoro isso! Me faz muito bem! Poder falar com tantos amigos, dar boas risadas, trocar idéias e desejar boa sorte. Tudo isso é muito motivador.

Chega a hora da minha largada, as 7:13, que por sinal foi a última. A natação seria realizada em 2 voltas de 1,5km no formato triangular e no sentido anti-horário. Teríamos que sair do mar ao final da primeira volta, correr por uns 200m e entrar novamente no mar para fazer a segunda volta. Só não esperávamos ter tanta dificuldade para passar a arrebentação. Sempre vinha uma sequência de ondas fortes e altas, além de uma correnteza para dificultar ainda mais. Na primeira volta demorei bastante para passar pela arrebentação. Já na segunda volta dei mais sorte. Na saída do mar na primeira volta, uma dessas ondas altas e fortes me pegou e levei um grande "caldo" que me rendeu uma raladura na perna. Momento de tensão, coração acelerado e segui em frente meio assustado. Até a primeira bóia, que na verdade era uma jangada, tínhamos correnteza contra. Dessa jangada até a outra, onde o percurso era maior, a correnteza era a favor. Depois dessa segunda jangada até a praia, tivemos a pior parte do percurso com a correnteza empurrando pra lateral e nos afastando da bóia da praia. Mesmo com tudo isso, finalizei a etapa de natação com o bom tempo de 47:27.

A transição da natação pra bike seria demorada, pois tínhamos que correr 525m da praia até a área de transição, boa parte com areia fofa e até subindo uma pequena duna. Sinistro! Fiz uma T1 em 03:51 e segui para encarar o percurso de bike que seria realizado em 3 voltas. Na saída, de cara já viria uma subida. Pra quem já tinha corrido pela areia fofa da praia, pegar logo uma subida na bike, as pernas ficaram iguais as do Popeye (rsrsrs). O trecho inicial da bike seria em bloquetes de cimento em bom estado, depois entraríamos na estrada que levava a Lagoa do Banana, com asfalto ruim, alguns buracos, cheio de curvas, até chegar na Estruturante (estrada estadual muito movimentada que leva a várias praias). Os ventos como sempre soprando muito forte e com rajadas laterais em alguns trechos. A ida com vento contra e a volta com vento a favor. Fiz a primeira volta mais cadenciada, na segunda fiz a mais rápida de todas, e a terceira fiz a ida forte e a volta cadenciada, já poupando um pouco as pernas para a etapa de corrida. Gostei também da etapa de bike e fiz os 80km em 2h20m.

Fiz uma boa transição da bike pra corrida, com a T2 em 02:05. Saí pra correr e logo senti que o sol estava fulminante. Pegaríamos na saída da corrida a mesma subida da bike. O percurso de 4 voltas seria todo lá em cima, com boa parte nos bloquetes de cimento. Ao finalizarmos as 4 voltas, desceríamos em direção ao Hotel Vila Galé Cumbuco, onde estava o pórtico de chegada. Minhas pernas estavam soltas, mas meu corpo estava super aquecendo e me impedindo de correr mais rápido. Em cada posto de hidratação pegava 2 copos de água e praticamente tomava um banho para tentar baixar a temperatura, mas mesmo assim o corpo continuava pegando fogo. Na segunda volta, achei que não conseguiria concluir a prova e embora não tenha andado um segundo sequer em toda a corrida, os efeitos do sol implacável estavam criando uma grande dúvida na minha cabeça. Até onde o meu corpo iria suportar tamanho calor interno. Nunca bebi tanta água e isotônico numa prova. Na última volta, comecei a tomar Coca-Cola. Tomei gel a cada 30 minutos e 2 cápsulas de sal na corrida inteira. Gastei 4.712 calorias. Por incrível que possa parecer, mesmo diante de todas essas adversidades que enfentei na prova, ao chegar perto de finalizar a última volta da corrida, olho para o relógio e vejo que estou diante de uma quebra de recorde nessa distância. Inacreditável! Fiquei eufórico, aumentei o ritmo na descida final em direção ao pórtico, entro no Hotel Vila Galé Cumbuco e ao avistar o pórtico de chegada, sou tomado por uma sensação forte de realização, superação, emoção, e cruzo a linha de chegada com o NOVO RECORDE PESSOAL nessa distância de duplo olímpico, com o belo tempo de 4h44m. Sensacional!

Quanto ao resultado, subi ao pódio da cat. 40-44 anos estando entre os melhores do país com a conquista do 4º lugar e sendo o primeiro cearense na cat. 40-44 anos.

Com esse resultado, ganhei a vaga para disputar o Mundial de Triathlon Longa Distância 2012, que será realizado na Espanha no dia 29 de julho de 2012 com as distâncias: 4km natação - 120km bike - 30km corrida. Será um triplo olímpico.

Foi mais um dia onde tudo deu certo e fui muito feliz na prova. Sou muito grato a esse esporte que me surpreende tanto e me faz buscar forças no além.

Dedico esse dia especial de conquistas, ao meu filho querido Igor, minha maior fonte de inspiração e que sempre ao me ver na prova gritava bem forte me incentivando e me deixando muito emocionado. A Erika também foi uma heroína, diante daquele sol impiedoso, cuidando do Igor, tirando fotos, indo de um local para o outro. Vida de staff também cansa (rsrsrs). Aos tantos amigos que me incentivaram, o meu muito obrigado por tamanha atenção e carinho. Vocês são incríveis e são parte disso tudo também. Gostaria de agradecer imensamente a Aço Cearense pelo apoio incondicional, acreditando nos meus sonhos e exercendo um papel vital para que eles se realizem.

Grande abraço a todos.

"Nunca desista de algo que você não pode passar um dia sem pensar"



Resultados
http://www.cbtri.org.br/resultado/Arquivo/LONGA_2012.PDF



4 comentários:

Unknown disse...

Meu ídAlo!!! Prova espetacular. Parabéns.

Walter Macêdo disse...

Gigante!!! Parabéns Ricardo! Mais uma vez...

nilva cavalcante disse...

LI SE DEPOIMENTO E SENTI (COM A SUA DESCRIÇÃO) COMO SEU EU ESTIVESSE PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA PROVA E, POR VÁRIOS MOMENTOS, ME EMOCIONEI. SOU MUITO ORGULHOSA DE FAZER PARTE DA SUA VIA COMO SUA "TIA AFIM".
PARABÉNS PELA GARRA, DETERMINAÇÃO, ESPÍRITO ESPORTIVO E, ESPECIALMENTE, S.U.P.E.R.A.Ç.Ã.O.
AMO VOCÊ MEU QUERIDO SOBRINHO!
DEUS TE ABENÇOE E FAÇA COM QUE TODOS TE ENTENDAM TANTO QUANTO EU TE ENTENDO.
BEIJOS E MINHA BÊNÇÃO

Fábio Gondim disse...

Ricardo, parabéns. Você é uma inspiração.
Abraços.
Fábio Gondim