sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ironman Brasil 2009 - Os Dias que Antecedem a Prova


Quinta-feira, 28 de maio de 2009

Parto de Fortaleza com destino a Florianópolis para o meu primeiro Ironman. No mesmo vôo estão também meus companheiros de equipe: Erick, Luciano Petri, Carvalhinho, Luiz Henrique, Zé Filho, Lourenço e Chicão. Outro amigo, Érico, que também participaria da prova, estava nesse vôo. Fizemos uma conexão em Brasília, e se juntou a nós o grande mestre e nosso treinador Leandro Macedo. Chegamos em Floripa e fomos direto para Jurerê Internacional. Local da prova que fica a aproximadamente 30km do aeroporto. Um local belíssimo, com lindas casas e uma tranquilidade e energia contagiantes. No caminho do aeroporto até Jurerê, Lourenço foi me apresentando o percurso de ciclismo do Ironman. Vi que tinham duas subidas fortes e que tinha muito vento na Av. Beira-Mar de Floripa. Chegando em Jurerê, fomos pegar as chaves dos apartamentos que alugamos. Um detalhe que fez toda a diferença e foi um ponto super positivo, foi o local onde fiquei hospedado. Fiquei num edifício ao lado, uns 30 metros, da largada, chegada, entrega dos kits e feira do evento. Da varanda, no térreo, ficava observando o movimento e o som contagiante dos DJ’s. Não tinha desgaste físico algum para me deslocar até lá. Após pegar as chaves dos apartamentos, fomos direto deixar as malas e as bikes lá. Fiquei muito feliz e emocionado. Finalmente, estava no local da prova. Os dias que antecedem a competição também são muito agitados. Tinha triatleta treinando a toda hora. Fosse pedalando, correndo ou nadando. A adrenalina a mil já dando o clima do que viria no domingo. Como a viagem foi cansativa, não treinamos na quinta-feira. Tiramos o dia para descansar, mas nem tanto (rsrsrs). Após almoçar, fomos pegar os kits da prova e em seguida direto para a feira do evento que sempre estava muito movimentada. Um espaço considerável com muitos stands de lojas com vários artigos esportivos, acessórios, suplementos, fotos, vídeos, entre outras coisas que nos deixam tentados a fazer muitas compras. É a nossa Disneylândia (rsrsrs). Show !!!
Uma parte da minha torcida organizada (rsrsrs) chega de Porto Alegre para ficar no mesmo apartamento. Meus amigos Edgy, Luciana, seus 2 filhos (Gabriel e Tiago) e Wander.

Sexta-feira, 29 de maio de 2009

Optei por chegar em Jurerê na quinta-feira, para me adaptar ao clima frio. Não estava acostumado ao frio. Em Fortaleza sempre é muito quente. Já no primeiro treino de corrida de 30 minutos, no início da manhã, senti a temperatura baixa. O ar gelado entrando pelas narinas e garganta me fez sentir muito enjôo. Pintou um clima de tensão e fiquei imaginando como seria no domingo. E agora, o que fazer com o frio? Minha cabeça ficou a mil e comecei a traçar qual seria a melhor estratégia para no dia da prova não sentir o efeito do frio. Voltei para o apartamento e fui desembalar a bike para fazer um treino de ciclismo de 40 minutos. Já não senti tanto os efeitos do frio, até porque o sol apareceu e não estava tão frio assim.
Para completar a minha torcida organizada (rsrsrs), chegam de Fortaleza, a minha cunhada Raquel, minha esposa Erika e meu filhão e fonte de inspiração Igor. Muita emoção. Grandes amigos e minha família estavam ali para me dar suporte e apoio. Sou um privilegiado.

Sábado, 30 de maio de 2009

Faço um treino de corrida de 20 minutos. Começa a chover e aumenta o frio. Aumenta o meu stress. Que roupa usar? Comprei um manguito para proteger os braços. Fui tentar comprar um corta-vento (tipo agasalho) para proteger o peitoral e costas. Tinham se esgotado os do meu tamanho. Não tinha alternativa agora. Tinha que fazer a prova de macaquinho e manguito. No resto, era torcer muito para no domingo não fazer tanto frio e não chover. No início da tarde, começo a preparar a bike e os outros itens que seriam utilizados na competição. Tudo devidamente colocado nas sacolas específicas para natação, ciclismo e corrida. Pense numa logística. São vários itens, acessórios e suplementos que não podem ser esquecidos. No final da tarde, me dirijo a área de transição para efetuar o bike check-in e entrega das sacolas de natação, ciclismo e corrida. Minha bike ficou bem localizada. Seria bem rápido para sair. Como estava chovendo, coloquei uma capa para proteger até a hora da prova.


O Ironman Brasil Triathlon Florianópolis é sem dúvida um evento de grandes proporções. Foram 1.500 atletas inscritos. Recorde de inscrições que se esgotaram já em dezembro de 2008. Triatletas de 34 países se fizeram presentes.

Um comentário:

Edgy Paiva disse...

Ricardo, imagino como foi a tensão antes da prova.
Estava lembrando de você preparando os kits, com todo cuidado, gel para um lado, thermolyte para o outro, sanduiches, nuun, etc... precisava mesmo de um livro de receitas :-).
Pelo cuidado que você teve, acho que nao esqueceu de nada. (de vez em quando eu esqueço alguma coisa em uma corrida).
Quando corremos os 20 minutos juntos, vi o quanto você estava preparado (a gente já tava cansando :-), e você estava tranquilão). Queria um gás emprestado :-).
Bom, ainda bem que deu tudo certo... até a ida para pegar a raquel, erika e igor (mesmo o gps mandando a gente fazer um caminho alternativo). Foi uma boa conversa NOTURNA :-)
Parabens!!! Você é realmente um IRONMAN.
Familia Paiva.