segunda-feira, 30 de junho de 2014

Estatísticas dos Inscritos no Ironman 70.3 Foz do Iguaçu 2014


Estamos nos aproximando do Ironman 70.3 Foz do Iguaçu 2014, que será realizado no dia 30-AGO-2014. De posse da lista de inscritos disponibilizada no site oficial, fiz algumas estatísticas desse evento.

As estatísticas que serão mostradas a seguir, não levarão em conta as categorias Elite Masculino e Elite Feminino, e portanto, todas as estatísticas serão feitas somente com as categorias de grupo de idade, ou seja, os amadores.

Do total de 892 triatletas inscritos, ao analisarmos o percentual de inscritos dos triatletas do BRASIL (91%), podemos afirmar que trata-se de uma prova de brasileiros.

Detalhe também para o baixo número de países representados nessa prova. Somente 6 países. Em comparação com o Ironman 70.3 Brasília 2014, que teve um percentual maior de brasileiros (95%), mas em compensação tivemos 16 países representados.



Logo abaixo, podemos conferir a distribuição dos inscritos por Continente, e onde percebemos praticamente uma totalidade de triatletas da AMÉRICA DO SUL, representando 99,55% do total. Mas o detalhe que mais me chamou a atenção foi termos somente 1(um) triatleta da EUROPA.


Na tabela abaixo, temos os inscritos por faixa etária. A categoria 35-39 anos masculino, é a que tem o maior número de inscritos, com 231 triatletas, representando 25,90% do total.



No gráfico abaixo, podemos verificar que a maioria dos triatletas inscritos está na faixa de idade de 30 a 39 anos, representando 52%. Logo a seguir, com 28%, vem os triatletas com a faixa etária de 40 a 49 anos.


Na tabela abaixo, temos uma análise dos brasileiros por faixa etária. Nas categorias F 18-24, F 55-59 e M 65-69, 100% dos inscritos são brasileiros.


Já na divisão dos atletas por sexo, no Ironman 70.3 Foz do Iguaçu 2014 teremos uma participação feminina melhor que as duas últimas edições do Ironman 70.3 Brasília. Muito bacana!!!




O regulamento da prova vem informando que teremos 2(duas) largadas. Primeiro a Elite, masculino e feminino, e depois todos os amadores.

Inspirado em provas como o Ironman 70.3 Miami e Ironman 70.3 Panamá, fiz um trabalho como SUGESTÃO, de como poderiam ser as várias largadas do Ironman 70.3 Foz do Iguaçu 2014, visando um maior conforto e segurança dos triatletas.


O Ironman 70.3 Foz do Iguaçu 2014 classificará 35 atletas amadores para o Campeonato Mundial de Ironman 70.3 2015, que será realizado em Zell am See-Kaprun, Áustria.

Os atletas das categorias M Elite (Profissional Masculino) e F Elite (Profissional Feminino) que terminarem a prova, pontuarão para o Ranking PRO da WTC, que classificará os atletas dessas categorias para o Campeonato Mundial de Ironman 70.3 2015 pelo maior número de pontos.

A distribuição de vagas entre os amadores será proporcional ao número de atletas que largarem nas categorias de grupos etários. Portanto, o breakdown deverá ser divulgado somente após a largada, conforme orientação da WTC. As categorias F Elite (Profissional Feminino) e M Elite (Profissional Masculino), não entram na distribuição das vagas.

De acordo com a Política de Alocação de Vagas da WTC, pelo menos uma vaga deve ser destinada a cada categoria do age-group (amadores) que tenha atleta inscrito. Segue logo abaixo uma estimativa de como ficaria a distribuição das vagas entre os amadores em cada categoria.



Fonte: SITE Oficial.

Nenhum comentário: