terça-feira, 13 de maio de 2014

Brooklyn 15K Run Prospect Park - New York 2014


"...Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém..."
(Quase Sem Querer - Legião Urbana - Renato Russo)


As vezes o esporte pode ser cruel. É como se em cada competição precisássemos provar o nosso valor, não importando o que você já fez antes. E quando algo dá errado, fico me perguntando se toda a frustração é só pessoal ou qual o percentual dela pensando no que os outros vão pensar e nas explicações que teremos que dá. Muitas vezes, acho tudo isso sem sentido, pois estou falando do cenário de um atleta amador. Será que devemos analisar somente o resultado? E a história na prova? E as sensações e sentimentos não são válidos? Toda essa cobrança é justa?

Pois bem, 14,7km já tinham sido percorridos da Brooklyn 15K Run Prospect Park - New York 2014, e graças a um percurso confuso, sem sinalização alguma, e pra piorar de vez, uma pessoa da organização da prova obrigou um pequeno grupo de corredores a dar uma volta a mais no percurso. Esse grupo estava entre os 20 primeiros no geral, e pra minha (in)felicidade eu estava nesse grupo. Fui da euforia a frustração! Naquele momento vi que tinham me furtado um lugar ao pódio! Viria mais tarde, ao olhar o resultado final que teria chegado em 2º lugar na minha categoria! Seria mais um pódio em solo internacional! O que era pra ser 15K, se transformou em 20,5K.

Nesses kilômetros a mais, parei, andei, trotei! Estava indignado, revoltado! Como poderiam ter cometido uma falha dessas! Imperdoável! Tentei ao menos resgatar as boas sensações de antes de tudo isso acontecer, e voltar a curtir a beleza do Prospect Park, no Brooklyn. Ficava imaginando eu e o meu filhão brincando e curtindo todo aquele verde de um cenário deslumbrante. Que parque lindo! Embora meu filhão não estivesse ali presente fisicamente, ele esteve comigo o tempo todo em meus pensamentos!

Acho que os organizadores da prova foram muito generosos comigo. Só pode!!! Eu paguei pra correr 15K e eles me deram de bônus 5,5K a mais de corrida (rsrsrs). Acho que eles viram meu semblante de contentamento e pensaram em me proporcionar uma volta a mais no lindo Prospect Park (rsrsrs).

Apesar do frio congelante de 6ºC aliado a um vento cortante, fazendo a sensação térmica diminuir ainda mais, vi várias famílias aproveitando um domingo ensolarado. Tinha ciclovia dentro do parque e muita gente andando de bike, outros fazendo sua caminhada, e outros tantos fazendo sua corrida. Tinha campo de beisebol, vários gramados imensos, muita gente levando seus cachorros pra passear, playground pra criançada, enfim, vi tudo isso durante a corrida e eu estava eufórico e muito feliz de viver aquele momento!

Apesar dessa falha grave da organização, que me deixou realmente muito chateado, gostei do astral da prova. Olhava para os atletas e via em seus semblantes um olhar leve, romântico, nada muito competitivo! Estavam ali para curtir a corrida dentro daquele cenário belíssimo! Estava sentindo muita falta disso, de todo aquele olhar romântico do esporte! É isso que me atrai no esporte e é isso que me deixa feliz! Estava realmente sentindo falta de provas assim! Foi onde encontrei conforto diante da frustração!

Engraçado que fiquei refletindo muito sobre o que me aconteceu! Se eu realmente estava curtindo aquilo tudo, vivendo aquele clima romântico do esporte, porque eu estava tão bravo e revoltado por terem me furtado um grande resultado de tempo e um lugar ao pódio? Eu estava deixando um sentimento ruim, pequeno diante de tudo, me dominar. Aí vem o que escrevi no começo desse texto. Eu não precisava provar nada pra mim e pra ninguém. Sei do meu valor e é isso que importa! Eu deveria era sentir orgulho e contentamento por ter o privilégio de viver um momento incrível e inesquecível no belíssimo Prospect Park, no Brooklyn, em New York City.

Outro momento que me deixou muito feliz e realizado, foi a participação da minha esposa Erika, do primo dela Kilson e da nossa amiga Carol, que fizeram a distância de 5K. Muito bacana! Estávamos em New York curtindo mini férias, passeando muito e dedicamos a bela manhã de domingo do dia 20 de abril de 2014 para uma corrida no parque. Demais!!! A cereja do bolo!!! :)

Essa foi a segunda viagem consecutiva de férias onde o motivo principal não foi competir e acabei aproveitando a estadia no local e fazendo uma prova de última hora. Simplesmente encontrei uma brecha na agenda pra encaixar uma competição de corrida de rua, e mais uma vez foi bem legal! Fiz uma busca por provas de corrida de rua no período que eu estaria em New York e fiz a inscrição na véspera da viagem! Gostei tanto que farei mais vezes isso!!! Garantia de surpresa e diversão!!! :)

Detalhes da minha prova no Garmin Connect.

"...Já não me preocupo
Se eu não sei porquê
Às vezes o que eu vejo
Quase ninguém vê
E eu sei que você sabe
Quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você..."
(Quase Sem Querer - Legião Urbana - Renato Russo)




2 comentários:

Wander Almeida disse...

eh isso aih, meu amigo.
numa corrida, como na vida, podemos fazer tudo certinho e ainda assim sempre precisamos contar com a boa sorte e lidar com o imponderavel.
infelizmente (ou felizmente?) ha coisas que nao controlamos.
o melhor de tudo que eh mais uma vez voce extraiu boas liçoes e viu o melhor daquilo...o parque, a natureza, a atmosfera menos competitiva, a pura diversao.
abraçao

Ricardo Veras disse...

Valeu meu amigo irmão Wander!!! Você é show!!!

Abração.