domingo, 6 de outubro de 2013

O Retorno de Jedai no Ironman Fortaleza 2014


Quando eu frequentava os bancos escolares, a minha matéria preferida sempre foi História. Ficava fascinado com os feitos daqueles que mudaram o rumo da História e criaram um novo caminho para chegarmos até aqui. Vi a importância daquelas aulas, para que as gerações futuras soubessem e valorizassem os personagens que foram marcantes e fizeram história.

Pois bem, quando foi anunciado oficialmente a escolha da cidade de Fortaleza para sediar a mais nova prova de IRONMAN em nosso país, imediatamente remeti meus pensamentos para aqueles que foram os precursores do triathlon na cidade de Fortaleza. Fiquei tentando imaginar como foi esse início lá nos anos 80. Tentando imaginar hoje, a reação de cada um dessa geração quando receberam a notícia do Ironman Fortaleza. Considero que foi um presente e uma homenagem da vida a geração do Grande Zé Filho, referência maior do nosso esporte em nossa cidade, que junto a outros nomes também construíram uma bela história. Senti um grande orgulho do amigo Erick Vasconcelos, que batalhou muito junto ao Secretário de Turismo de Fortaleza, Salmito Filho, mostrando a importância e a dimensão desse evento e o impacto que ele irá provocar no turismo de nossa cidade. O Grande Kal Aragão, um apaixonado pelo esporte, também na organização da prova. Cresci no esporte tendo como referência essas pessoas, com um olhar de fã, e que hoje me deram o prazer e o privilégio de chamar de amigos.

Em nome dessa história, e querendo fazer história, resolvi deixar a aposentadoria e voltar a treinar e competir no triathlon, realizando a minha inscrição no evento inaugural Ironman Fortaleza 2014. Desejo fazer história não através de recordes, vitórias e títulos, mas através de uma conduta pautada no respeito e admiração pelos companheiros desse esporte fascinante e apaixonante, da batalha pelo crescimento e divulgação do triathlon, mostrando a riqueza de sensações e sentimentos que ele nos proporciona. De como esse esporte tem um poder transformador na vida das pessoas.

Atendendo também aos amigos que pediam o meu retorno e a grande emoção que certamente sentirei de fazer um IRONMAN em casa, ao lado dos amigos e do meu irmão André Veras. Uma imagem não sai da minha mente, guia os meus pensamentos e me enche de coragem nesse momento para encarar esse tão duro desafio: a imagem de cruzar o pórtico do histórico Ironman Fortaleza ao lado do meu filhão Igor e da Erika, no lindo bosque do Marina Park Hotel no dia 09 de novembro de 2014. Aqui nasce o desejo de que essa cena possa se concretizar, se eternizar e congelar no tempo. E mais adiante, quando eu for avô, poder contar aos meus netos que participei do primeiro Ironman Fortaleza. :)

Aqui vai um agradecimento mais que especial. Para uma pessoa que ao longo dos anos, vem acreditando em mim, até mesmo naqueles momentos em que nem eu mais acreditava. Alguém que é dotado de uma rara sensibilidade para "enxergar" o outro. Pois bem, sem eu mesmo solicitar, o meu grande amigo Edgy Paiva, chegou até a mim e disse que a sua empresa, da qual sou funcionário, a IVIA, iria patrocinar a minha inscrição no Ironman Fortaleza 2014. Mais que um apoio financeiro, esse cara formidável, mais uma vez, acreditou em mim. Acreditou no meu sonho! Esse mesmo amigo, que foi até Floripa em 2009, com a sua linda família, para me dar apoio e torcer junto comigo em meu primeiro Ironman. Inesquecível! Marcante!
Edgy, meu grande amigo, não sei o que fiz para merecer tamanho apoio incondicional! Só sei que mais uma vez você me levou as lágrimas com o seu belo gesto! Eternamente grato por tudo!

Nesses últimos dias foi muito bacana ouvir uma brincadeira dos amigos. Numa adaptação da frase "Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé", meus amigos brincaram dizendo que "Se o Veras não vai ao Ironman, o Ironman vai ao Veras." rsrsrs :)

9 comentários:

Rudak disse...

Graaaaaande Veras!

Ricardo Veras disse...

Valeu Rudak!!! :)

Wander Almeida disse...

Dois corações gigantes, você e o Edgy! O Ironman veio até você, meu amigo :-)

Ricardo Veras disse...

Valeu meu grande amigo Wander!!! Obrigado por todos esses anos de uma amizade que prezo muito!!! :)

Alexandre Vasconcellos disse...

Veras, não lhe conheço pessoalmente, mas tenho certeza do caráter impecável e que és merecedor do gesto de bondade e amizade que recebeu.

Se eu não estivesse inscrito em Floripa, estaria em Fortaleza.

Ricardo Veras disse...

Muito bacana Alexandre Vasconcellos as suas palavras!!! Muito honrado com o seu comentário!!! Valeu mesmo!!! Seria bem legal ter você aqui no Ironman Fortaleza. Quem sabe em 2015 hein?! :)

Rafael Pina disse...

Demais cara !!!! Do lado de casa, que prêmio isso vai ser ! Uma hora eu vou, 2014 não vai dar.

Boa preparação e larga essa aposentadoria pra lá !

Ricardo Veras disse...

Valeu Rafael Pina!!! Pois é cara, uma prova de Ironman no quintal de casa, imperdível né? Inclusive, uma parte do percurso de bike irá passar a 2 quadras da minha casa...rsrsrs

Se programa aí para fazer o Ironman Fortaleza 2015, ok?! :)

Cara, tão bom que tava a minha aposentadoria!!! rsrsrsrs

Jorge Ramiro disse...

Eu também sou um atleta e eu amo esportes, mas às vezes eu não tenho tempo. Eu possuo vários restaurantes em moema e eu tenho um monte de trabalho.