segunda-feira, 8 de julho de 2013

Flexibilização da Lei de Incentivo ao Esporte para Atleta Pessoa Física


Uma grande contribuição que o Ministério do Esporte poderia dar ao desporto brasileiro, através da sua Lei de Incentivo ao Esporte, seria a flexibilização da Lei para permitir que uma pessoa física possa se cadastrar como proponente.

Hoje, somente Pessoas Jurídicas sem fins econômicos de natureza esportiva e em funcionamento há mais de um ano, podem se cadastrar como proponente, para obter os benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte. Não é permitido o cadastro de um atleta Pessoa Física.

Exemplos de Proponentes Permitidos: Prefeituras, Governos de Estado, Fundações públicas, Associações públicas, COB/CPB, Confederações, Federações e ligas, Clubes e associações, Fundações privadas, Demais entidades esportivas.

Quem pode patrocinar/incentivar esses proponentes?

Pessoa Jurídica e Pessoa Física.

Como funciona?

Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 1% do Imposto de Renda devido pela Pessoa Jurídica* e 6% pela Pessoa Física.

Ex.: Se uma empresa paga R$ 10 milhões de IR ao governo, poderá destinar R$ 100 mil para incentivar e patrocinar um projeto esportivo, obtendo as contrapartidas de exposição de um patrocínio normal. Esse valor virá como forma de dedução ou abatimento no IR do ano seguinte.

*Não compete com outros incentivos



Com a flexibilização da Lei para uma Pessoa Física poder se cadastrar como proponente, os atletas poderiam se desenvolver mais em todas as esferas, através da captação de seus projetos junto as empresas e/ou pessoas físicas, e chegando até elas com uma melhor condição de barganha para terem seus projetos financiados.

Você que é atleta, o que acha dessa proposta? Sentimos na pele uma enxurrada de NÃO aos nossos projetos junto a possíveis patrocinadores, pois eles muitas vezes só conseguem enxergar as coisas tangíveis do esporte, no caso, ter que investir $$$. Com a flexibilização da lei, teríamos uma ótima contrapartida a oferecer, pois o empresário/pessoa física investiria e obteria benefícios fiscais.

Com essa proposta, o Governo não gastaria um centavo, porém considero uma grande contribuição para o desenvolvimento do esporte em nosso país. Tenho certeza, que dessa forma, veríamos muitos projetos aprovados país afora, e formando grandes atletas.

Imagine você, atleta amador, que está classificado para disputar um Mundial muito importante no seu esporte e que não tem patrocínio para ir disputar essa competição. Você chega junto a Secretaria de Esportes do seu Estado e tem seu pedido de custeo da passagem aérea negado. Após isso, bate de porta em porta em várias empresas, atrás de patrocínio, e recebe só NÃO. Agora me diga uma coisa: se esse mesmo atleta, tivesse o seu cadastro de proponente junto ao Ministério do Esporte, obtendo os benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte, para chegar até aos patrocinadores e mostrando que eles poderiam reverter total ou parte do investimento em seu imposto de renda? Acho, que esse mesmo atleta recebaria vários SIM.


Veja o documento da lei na integra: Lei de Incentivo ao Esporte


5 comentários:

Anônimo disse...

Essa flexibilizacao da lei para beneficiar diretamente o atleta pessoa fisica seria o ideal, pois facilitaria para as empresas medias e pessoas fisicas de participarem mais e para projetos menores.
Voce sabe se existe ja esse pedido para o ministerio ou se ja esta sendo analisado?

Rafael Pina disse...

Ricardo, eu até um tempo atrás achava que era possível para pessoa física...

Seria uma ótima, excelente, magnífica coisa se isso funcionasse...

Parabéns pela iniciativa. Como pode ser levado adiante ?

Abraço

Ricardo Veras disse...

Anônimo,

Não saberia lhe informar se alguém já fez esse pedido antes ao Ministério do Esporte.

Isso foi uma idéia que tive e resolvi escrever como sugestão de flexibilização da lei.

Encaminhei essa minha idéia ao Deputado Federal Romário, que é da bancada do esporte lá em Brasília.

Grato pelo seu comentário! :)

Ricardo Veras disse...

Valeu Rafael Pina!!! :)

Muito obrigado pela atenção!!!

Encaminhei essa minha idéia ao Deputado Federal Romário, que é da bancada do esporte lá em Brasília.

Estou querendo enviar para outros deputados que defendem o esporte.

Acredito que uma boa divulgação dessa idéia, possa gerar um debate sobre a sua viabilização.

Abraço meu amigo.

Rafael Pina disse...

Show !!!! Isso tem que sair !!

Abraco