segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

I Etapa Campeonato Cearense de Triathlon Sprint


Que o esporte é um agente transformador, isso eu já sabia. O que eu ainda não sabia, era que ele também tinha o poder de ressuscitar (rsrsrs). Esse início de temporada está sendo o mais difícil dos últimos anos pra mim. Não tenho feito bons treinos, sentindo muito o cansaço e com uma recuperação lenta após os treinos. Na semana que antecedeu a abertura da temporada de competições da Fetriece, vivi a pior semana do ano, com problemas "extra-campo", confiança quase zero, poucos treinos e de péssima qualidade, e com um princípio de desmaio no treino de natação. Cheguei a duvidar que estaria na largada da I Etapa do Campeonato Cearense de Triathlon Sprint (750m natação - 20km bike - 5km corrida). Mas o que aconteceu comigo na manhã de sábado do dia 11 de fevereiro de 2012, assim que soou a buzina de largada até cruzar a linha de chegada, foi algo inacreditável.

Ratificando o crescimento do triathlon em nosso estado, tivemos um número recorde de inscritos nessa etapa, com mais de 300 atletas na prova. Recorde também no número de inscritos na minha categoria 40-44 anos com 17 atletas na prova, tornando a categoria 40-44 anos ainda mais forte e competitiva. Show!!! A organização da prova foi impecável, comprovando que a Fetriece está no caminho certo. Prova com chip, várias largadas para evitar grandes congestionamentos, área de transição bem sinalizada, percurso técnico, resultado oficial no site no mesmo dia da prova, cerimônia de premiação com um coquetel no Marina Park Hotel. Detalhes que agradaram aos atletas que competiram nesse evento.

Assim que cheguei ao local da prova, o Marina Park Hotel, já fui contagiado por tudo que envolve o ambiente do triathlon em um dia de competição. Várias conversas com muitos amigos e rendendo boas risadas, o famoso frio na barriga, todo o ritual de preparo dos equipamentos na área de transição, cuidados com a hidratação e alimentação, ou seja, adrenalina a mil. Adoro isso!!!

Pouco tempo antes da largada, resolvi fazer um aquecimento no mar, e constato que ele estava muito revolto, com ondas quebrando forte na areia da praia. Fortes emoções viriam na entrada e saída da natação. Depois fui saber que nesse dia teve ressaca do mar. A minha largada seria a segunda, com os atletas das categorias 35-39 anos, 40-44 anos e 45-49 anos.

Quando a buzina anuncia a nossa largada, corro rápido em direção ao mar, pois já estava por vir uma onda grande e teria que passar por ela o mais rápido possível, evitando assim um grande "caldo". Consegui passar e escapei por um fio. Teve gente que não teve a mesma sorte. O percurso de natação seria feito em 1 volta, com formato triangular e no sentido horário. Para minha surpresa, antes da primeira boia já consigo encaixar um bom ritmo, apesar de muita dificuldade para visualizar a boia, em virtude das condições do mar. Ao contornar a segunda e última boia, já estou junto ao segundo pelotão com os "aquaman" Marcelo Cristino e Alfredo Lopes. Não estava acreditando no meu desempenho na água. Nesse momento a confiança entrou em cena com força total e saí da água junto a esses ótimos nadadores. Demais!!!

Faço uma boa transição e saí pra pedalar me sentindo naquele momento muito motivado. Pela frente viria um percurso muito técnico e travado de 20km a ser realizado em 5 voltas, com subidas fortes e muito vento lateral. Em virtude desse cenário, não utilizei minha combinação de rodas de carbono HED Stinger 6 na frente e HED Stinger 9 na traseira. Optei por fazer a prova com as minhas rodas de treino Xero Lite. Acho que tomei a decisão certa. Nessa prova o vácuo é permitido, e junto aos amigos Anderson Lira e Régis Moreira realizamos um belo trabalho em conjunto e fomos muito consistentes e sendo coroados com uma boa performance na bike.

Finalizada a etapa de bike, entro na área de transição com uma dúvida na cabeça. Como estariam as minhas pernas para a etapa de corrida. Todos sabem que sofro bastante quando encaro um percurso com subidas na bike. O desgaste e dispêndio de energia são grandes. Fiz um teste no Computrainer, que detectou que uso 65% de força na perna direita e 35% na perna esquerda. Um desnível fora do normal, que compromete o meu desempenho na bike e gera consequências para a etapa de corrida.

Faço novamente uma boa transição, e pra minha surpresa e alegria, já no início da corrida as minhas pernas estavam leves, soltas e querendo correr (rsrsrs). Fiquei eufórico e mais motivado ainda para dar o meu melhor nessa etapa final. O percurso de corrida passava pelas mesmas subidas da bike, sendo realizado em 2 voltas. Para apimentar esse cenário, o calor entrou em cena. A temperatura corporal aumentou bastante e tive que tomar muito cuidado com a hidratação para não quebrar. Mantive um ritmo forte e consistente durante toda a corrida, negativando na segunda e última volta. Ao contrário da bike, gosto de atacar as subidas na corrida e meu organismo reage muito bem. Até hoje não consigo entender isso (rsrsrs).

Faltando 1 kilômetro para a chegada, no cume de uma subida e já avistando o pórtico, a emoção toma conta de mim e me lembro de tudo que passei para estar nessa prova. Incrível como esse esporte me faz renascer, me faz tirar forças do além. Realizo a descida com a sensação de estar levitando, e quando chego no retão final, corro de forma alucinante, recebendo o incentivo caloroso de tantos amigos e cruzo a linha de chegada muito realizado e feliz por tamanha dedicação, paixão e superação.

Quanto ao resultado, conquistei o 1º lugar na cat. 40-44 anos e essa foi a minha 31ª vitória na carreira.

O meu eterno agradecimento a todos aqueles que torcem e acreditam em mim. Na semana que antecedeu a prova, recebi o carinho e apoio de alguns desses amigos e isso foi vital. O meu muito obrigado a Aço Cearense pelo apoio incondicional. Agradeço também o apoio de Hooters, Bransk e Hedla Lopes Academia. Quero dedicar essa prova, em especial, a um ser iluminado e que alegra os meus dias. Na véspera da prova, diante de tantas situações, pedi um sinal ao meu Senhor de que deveria seguir em frente e fazer a prova. O meu filhão querido de 5 anos, chegou do nada pra conversar comigo e disse: "papai, nós não devemos desistir". Fui profundamente tocado e com lágrimas nos olhos abracei e beijei meu filho, e agradeci essa resposta abençoada. Pra você meu filho querido Igor. Essa foi pra você!!!

Informações

Resultados



Clique na imagem acima para ampliar





4 comentários:

Hugo Leonardo disse...

é impressão minha ou vc levava de 25 pra cima??? seu tempo é o melhor do que em varias categorias??? muito bom.... ainda chego lá..... parabéns...
acho que tb tô passando por um tempo meio de treinos difíceis.... hehe..

Ricardo Veras disse...

Valeu Hugo Leonardo!!! Não tinha percebido, mas realmente o meu tempo na cat. 40-44 anos foi melhor do que o 1o. lugar de algumas categorias. Muito grato pela atenção e espero que essa nossa fase de treinos difíceis passe logo (rsrsrs). Grande abraço.

Anônimo disse...

rapaz vc estava voando na bike e foi osso dividir o pelote com vc, mais uma vez parabéns e com toda certeza é um prazer ter vc como amigo e atleta de referência e digo a vc com toda certeza, as dificuldades vem pode ter certeza, mas DEUS irá sempre lhe mostrar a saída pra tudo, ELE É FIEL!!! creia nisso. grande abraço e pode contar sempre com seu brother aqui.

Régis Moreira disse...

o anônimo ai sou eu Régis Moreira, teclei errado e não saio o meu nome, mesmo assim, grande abraço.