quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Corrida de Natal - A Beira Mar é sua, com Novo Recorde Pessoal


Encerrando o calendário de corridas de rua em nossa cidade no ano de 2011, tivemos no domingo (18/12) a já tradicional Corrida de Natal - A Beira Mar é sua, com uma mudança esse ano no percurso dos 6K. Nas edições anteriores, o trajeto era todo na Av. Beira-Mar. Nessa edição, os 3 kilômetros iniciais seriam na Av. Beira-Mar e voltaríamos pela Av. Abolição, tornando o percurso mais difícil em virtude das subidas e do clima quente e abafado na Av. Abolição.

Na véspera de uma competição, é desejável que o atleta faça uma boa alimentação com carboidratos de qualidade e tenha uma boa noite de sono. Pois é, não fiz nenhuma coisa nem outra (rsrsrs). Recepcionei em minha casa várias pessoas queridas da minha família para uma divertida Festa de Natal e com muitos quitutes deliciosos, e muitos desses não indicados para um atleta, mas que eu mandei pra dentro quase todos (rsrsrs). Fui dormir as 3h da madrugada e quando o despertador tocou as 6h da manhã, com somente 3 horas de sono, falei comigo mesmo: "levanta, vai na raça que é a última do ano" (rsrsrs).

Dessa vez consegui chegar 20 minutos antes da largada e fiz um bom aquecimento. A largada da prova aconteceria as 7h30m, mesmo horário da final do mundial entre Barcelona x Santos. Apesar de ser torcedor do Barça desde 2004, por motivos sentimentais em relação a cidade de Barcelona, a paixão pela corrida falou mais alto e decidi correr em vez de assistir ao jogo.

É dado o tiro de largada e a grande dúvida era como meu corpo iria reagir a fadiga causada pelas poucas horas de sono. Estava cansado, mas ao mesmo tempo motivado a correr em alta intensidade. Para se ter sucesso numa prova curta, só existe uma única coisa a fazer: correr forte do início ao fim. E assim, decidi dar o meu melhor até onde fosse possível, fazendo o tempo todo a leitura corporal para não quebrar. Já no kilômetro 2, em uma dessas leituras, vi que estava rendendo, com o corpo reagindo bem ao ritmo muito forte que estava imprimindo. Fiquei eufórico e mais motivado ainda. O meu pace se mantinha constante até mesmo na parte crítica do percurso, na Av. Abolição. No kilômetro final, resolvi correr ainda mais forte e o corpo atendeu ao pedido. Foi crescendo a expectativa da quebra de recorde. Seria uma grande recompensa diante de tanto esforço para estar nessa prova. Seria a prova incontestável de que a mente comanda o corpo e como tudo isso me faz bem. Ao avistar o pórtico de chegada e olhar para o relógio da prova, meus olhos brilharam diante da confirmação de que iria bater a minha melhor marca em uma prova de 6K, que tinha sido conquistada em 2008 com 23:11, por coincidência nessa mesma prova. Finalizei com o belo tempo de 22:16 e assim estabelecendo um NOVO RECORDE PESSOAL nessa distância.

Apesar da confirmação do tempo oficial da prova, pelo meu Garmin o percurso foi de 5.7K, ou seja, faltando 300m para a distância correta de 6K. Porém, mesmo assim, com o pace que eu estava fazendo, a projeção para os 6K era finalizar com 23:06, que seria também mais rápido que a marca de 2008 e me confirmaria o novo recorde pessoal, para não deixar nenhuma dúvida da quebra de recorde.

O esporte sempre me surpreende positivamente e me faz acreditar que é possível, ainda que insistentes obstáculos surjam no caminho.

Informações

Resultados



Clique na imagem acima para ampliar





Nenhum comentário: