
Nesse último sábado, 25/set/10, participei do Campeonato Norte-Nordeste de Triathlon na distância Sprint (750m natação ; 20km bike ; 5km corrida), realizado na Lagoa do Banana (Caucaia-CE), próximo a Fortaleza.
Por volta das 08:10, com céu aberto e prenúncio de forte calor durante a prova, tivemos a largada do Olímpico e cerca de 20 minutos depois foi dada a largada do Sprint. Um detalhe que chamou muito a atenção, foi o baixo nível d'água na lagoa. Ao fazer o aquecimento, parei no meio da lagoa e dava para ficar em pé (e olha que só tenho 1,68m de altura). Imagine aí como a água estava "pesada"! Para dificultar ainda mais, a organização decidiu fazer a natação no sentido anti-horário e a maior parte do percurso foi realizada contra o vento, que também estava forte. Show! Com tanta dificuldade, isso me motivou ainda mais.
Na hora da largada do Sprint, me posicionei na extremidade da direita. Teria que largar bem para não deixar que o primeiro pelotão escapasse muito e assim o fiz, aumentando o ritmo progressivamente ao longo da natação. O percurso até a primeira boia foi a favor do vento, mas quando fiz a passagem pela boia e retornei, tinha muita marola e fui obrigado a aumentar ainda mais o ritmo para não perder tempo. Fiquei com receio de gastar mais energia do que o necessário e fazer falta mais lá na frente, mas gosto de arriscar e assim fui adiante. Senti que a natação encaixou e me concentrei bastante até finalizar o percurso saindo bem da água e com o controle da respiração. Fiz os 750m de natação em 12:25.
Agora viria pela frente 20km de bike sendo realizado em 4 voltas, num percurso altamente travado, congestionado, cheio de curvas e com ventos muito fortes. Diante de tudo isso optei por não usar as minhas rodas de carbono e fiz a prova com as rodas de treino mesmo. Caramba, como dói tentar fazer um pedal forte numa prova de Sprint. É coração na boca. Mil vezes fazer os 180km do Ironman (rsrsrs). Nessa etapa da prova, consegui buscar boas posições no geral e no retorno da última volta segurei um pouco o ritmo para baixar os batimentos e não comprometer a minha corrida. Fiz os 20km de bike em 36:10.
O percurso da corrida foi plano e sendo feito em 3 voltas, onde na verdade deveriam ter sido 4 voltas para dar os exatos 5km, mas tudo bem, deixa pra lá. Não gosto quando vejo que as metragens não são respeitadas. Saí para correr e senti as coxas um pouco pesadas, mas mesmo assim procurei imprimir o meu ritmo e sempre tentando dar o meu melhor. Consegui mais algumas posições e concluí a prova bem satisfeito com o meu desempenho. Fiz os 3,7km de corrida em 16:15.
Quanto ao resultado, fiquei em 1º lugar na cat. 35-39 anos e em 8º lugar geral na competição, com o tempo total de 1h07m. Com essa marca obtive um NOVO RECORDE PESSOAL para a distância Sprint.
Além do bom desempenho, foi muito bacana ter curtido a prova, ter feito novas amizades e ter encontrado com vários amigos. Foi mais um dia "Mastercard" que o triathlon me proporcionou. Show!!!

