quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pausa no Triathlon em 2013


Devido a uma sucessão de fatos geradores, daqueles que somados, sabe, não lhe dão a mínima chance de lutar, e sobrando somente a única alternativa de aceitar a situação e tomar uma decisão.

Pois bem, em 2013 estarei dando uma pausa nas competições de triathlon. A única exceção, talvez, seja a minha participação no Mundial de Ironman 70.3 Las Vegas em 08 de setembro de 2013. Competição da qual me qualifiquei ano passado no Ironman 70.3 Brasil.

Foram 6 temporadas consecutivas no triathlon, onde me dediquei muito, colhi ótimos frutos, mas vi crescer um aumento exagerado no investimento financeiro que um atleta amador tem que fazer nesse esporte, principalmente nas longas distâncias. Vi crescer também outras coisas, que prefiro nem comentar e que me tiraram muito o ânimo.

É muito triste ver o rumo que está tomando o triahlon de longa distância em nosso país. Foi-se o tempo em que o maior desafio era fazer a prova. Hoje, o maior obstáculo é o financeiro. Tenho visto grandes e excelentes triatletas se retirarem das competições, por não poderem mais arcar com as despesas das altas inscrições, além de outros investimentos.

Sou apenas mais um a aumentar essa estatística. Chega um momento que de tanto remar contra a maré, bate um cansaço grande, a ponto de correr o risco de se afogar. Então, é melhor sair do mar, descansar, e tentar voltar em outra oportunidade.

Confesso que está sendo uma decisão muito dolorosa, mas necessária. Antes que digam para eu não desistir, tenho a dizer que fiz a minha parte e tenho a consciência tranquila disso. Venho amadurecendo essa decisão desde o ano passado. Só que para uma pessoa na minha condição de vida atual, com família e muitas mudanças de cenários, tive que passar por cima da paixão, e tomar essa dura e difícil decisão. Enquanto dependia do meu esforço e dedicação, tudo bem! Mas aprendi fazendo provas de Ironman que não podemos controlar fatores externos.

Pretendo, pelo menos, fazer esse ano umas provas de Aquathlon, algumas corridas de rua (10K e 21K) e quem sabe uma maratona.

Até breve!

3 comentários:

Marlus disse...

:(

Nacatko, Inc disse...

Mestre, admiro a sua descisão e discernimento para separar a emoção da razão.

Estamos juntos....

Wander Almeida disse...

Você é um Campeão, meu amigo. Na acepção mais ampla da palavra. Uma pausa agora para seguir adiante depois: mais uma de suas sábias decisões. A parte boa da notícia é que a família e amigos poderão contar mais ainda com sua sempre bem-vinda presença! grande abraço, Wander.