segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

XX Corrida de Rua Unifor


A Corrida de Rua Unifor é certamente uma das corridas mais esperadas do ano, tanto pela estrutura da prova quanto pelo grau de dificuldade que ela apresenta, com um percurso desafiador com muitas subidas e um clima sempre muito quente e abafado.

Esse ano não foi diferente, a não ser por uma pequena mudança na parte final do percurso dentro da Universidade de Fortaleza. Novamente a prova contou com um bom número de atletas e com a presença maciça de várias assessorias da cidade, ratificando o sucesso da prova.

A largada da XX Corrida Unifor foi realizada as 7h de ontem (11-dez-2011) e mais uma vez cheguei em cima da hora da largada e não pude realizar o aquecimento desejado. A meta para esse ano era quebrar a minha melhor marca nessa prova, conquistada na edição de 2008 com 41:51 nos 10K. A tarefa era difícil, pois o ano de 2008 foi onde consegui meus melhores resultados na corrida de rua e daí em diante me dediquei totalmente ao triathlon. Bom, essa foi a minha motivação para a edição desse ano. O desafio de superar uma marca pessoal de 3 anos atrás. Outro detalhe é que essa seria a minha 40a. participação em uma corrida de 10K.

Para alcançar o objetivo de um possível recorde pessoal, adotei a estratégia de fatiar o percurso de 10km em 3 partes, e para cada uma delas, um ritmo diferente. A parte mais crítica e que iria determinar o sucesso da missão, seria a 2a. parte, do km 4 ao km 7, com uma série de várias subidas e descidas que quebram o ritmo e minam os músculos e a nossa energia. Eu sabia que se saísse bem dessa 2a.parte, teria grandes chances de bater o recorde.

Então, com uma seleção musical escolhida especialmente para essa prova no meu iPod, larguei motivado e determinado a cumprir a missão. A 1a. parte do percurso foi cumprida a risca e fiquei ansioso para saber como me sairia na 2a. parte. Caramba, foi dolorido e muito difícil executar o plano nessa etapa e embora tenha feito bem, iniciei a 3a. parte do percurso com sinais de fadiga, a ponto de acender o sinal amarelo. O corpo e a mente estavam bem cansados, mas eu tratei logo de avisá-los que ainda não estavam exaustos e portanto tínhamos uma grande chance de sucesso na meta proposta. Antes de entrar na parte do percurso dentro da Unifor, uma última subida quase me fez andar e aí bateu uma dúvida grande se ainda conseguiria quebrar o recorde. Teria pela frente quase 2km para o fim, mas com muita força de vontade e determinação, apertei novamente o ritmo e faltando poucos metros para a chegada vi que era possível e num sprint alucinante, ao mesmo tempo que olhava freneticamente para o relógio o tempo todo, cruzo o pórtico de chegada muito feliz e realizado com o novo recorde pessoal nessa prova tão dura, com o novo tempo de 41:32. Incrível!!! Eu consegui!!!

Informações

Resultados
http://www.chiptiming.com.br/resultados/detalhes/415399960


Clique na imagem acima para ampliar


Eu e meu irmão André Veras

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ricardo,parabés!!!!este ano de 2012,estou voltado a ativa,a as competições de rua,espero te ver competindo comigo.até la, Feliz 2012!!!
De:Roberto da Iracema!!!